No dia 17 de novembro ocorreu no sindicato dos químicos a finalização e fechamento dos encontros do representante sindical de base da Rede Conveniada, que nos últimos meses, além dos informes e discussões da categoria, tiveram curso de legislação trabalhista com o especialista Nelson, que afirmou estar recompensado por ter ministrado este curso e se diz surpreendido pela interação que todos da Rede Conveniada têm com o trabalho.
A direção espera que as dúvidas tenham sido sanadas e que a semente da luta esteja dentro de cada um que participou deste curso. “O trabalho sindical não é somente o nosso dia-a-dia, e são as lutas que fazem o nosso país evoluir”, reafirmou a vice-presidente do Sitraemfa, Miuda Nery. E o sindicato não é um local de imposição, mas onde precisamos buscar forças para nossas lutas. E este também é um momento de agradecimento pela confiança, pois é este sentimento que nos dá animo para continuarmos construindo e conquistando junto com a categoria, os nossos direitos.
Elcio Marcelino, presidente da FETSS, que representou a CUT inovou valorizando o Sitraemfa que é um sindicato que traz a formação para sua categoria. E ainda lembrou um pouco das primeiras greves que foram por saúde e redução de carga horária. Fez menção ao filme que os trabalhadores assistiram sobre o Congresso Nacional da Categoria-Conclat,
Para finalizar Julio Alves, presidente do Sitraemfa falou sobre as consolidações das leis trabalho, que já se passaram 60 anos, após este marco os trabalhadores parecem estar acomodados. Julio conclama a todos a retomada da luta, pois temos muito a construir e conquistar. “Se não tivermos a participação não temos avanços, somente migalhas”.
Dois trabalhadores da categoria ressaltaram o quanto é importante este tipo de evento e iniciativa do Sitraemfa que este curso seja o primeiro de muitos outros.
Foi apresentado aos trabalhadores o filme da CONCLAT e para finalizar todos participaram de um coquetel, no qual os trabalhadores receberam o livro de Margarida Barreto sobre Assédio Moral em parceria com o Sitraemfa e o Sindicato dos Químicos.
Nova reunião dos representantes sindicais
No dia 15 de fevereiro, na sede do Sitraemfa, os representes terão como pauta a construção do calendário para 2012, estratégias para tirada de delegados de base, assembléias regionais para o plano de luta da jornada de 6 horas e informes.