SITRAEMFA

Principais notícias da semana

boletim-noticias
 
Todas as manchetes principais, com exceção da do Valor, remetem para a indicação de Temer para o STF –  o ministro Alexandre de Moraes.
O noticiário é claro: sob a chancela de Gilmar Mendes, como relata a Folha, em Escolhido é acadêmico ‘criado na política’(p A5), foi escolhida a opção “política”, área onde o indicado pontuou em diversas atrapalhadas – quase sempre traído por sua orientação política.
Ex-filiado ao PMDB, atualmente filiado ao PSDB, a indicação não esfriou os ânimos da disputa entre os dois partidos por maior ocupação no loteamento der cargos após o golpe.
 
Manchetes principais
 
Moraes é indicado ao STF e se tornará revisor da Lava Jato –Correio 
 
Temer cede a pressão e indica Moraes para a vaga do Supremo– Folha de S.Paulo 
 
Temer indica para o STF aliado que deverá revisar a Lava Jato –O Estado 
 
Indicação de Moraes para o STF terá apoio do Senado- O Globo 
 
Novo boom do agronegócio acelera venda de máquinas –Valor Econômico 
 
Frisa que, “depois de quase dois anos de retração”, as vendas cresceram de forma acelerada no segundo semestre de 2016 e no primeiro mês deste ano. Acrescenta que “os números confirmam as expectativas de que o agronegócio é o primeiro setor da economia a se recuperar da crise, com previsão de safra recorde, aumento das exportações e expansão do PIB agropecuário”. Traz ainda que, desde que o atual Plano Safra do governo entrou em vigor, em 1º de julho, as vendas de máquinas agrícolas somaram cerca de 29 mil unidades, 30% acima do total registrado de julho de 2015 a janeiro de 2016. 
 
Roda a roleta 
Na mídia, uma das consequências imediatas é a a roleta de substitutos ao indicado, que já começou a girar. PSDB e PMDB disputam cargo na Justiça (Folhap A6), cita Nelson Jobim, Antonio Anastasia, Carlos Ayres Brito e Ellen Grace.
Ainda na P A6, Indicação vai aprofundar racha dentro do tucanato trata do acirramento entre Aécio Neves e Geraldo Alckmin.
No O Globo, PSDB e PMDB já duelam para comandar Ministério da Justiça, p 6, acrescenta à lista Eduardo Braga e Osmar Serraglio.
No Valor Econômico, em Temer indica Alexandres de Moraes para vaga no STF, p A10, o nome aventado é Antônio Cláudio Mariz de Oliveira.
 
Mídia caça palavra da oposição
Um dos destaques do noticiário é a previsão dos governistas de que não haverá dificuldades para a aprovação do indicado na CCJ, uma vez que ele conta com o apoio não só do PMDB e do PSDB, mas também do DEM. Outro destaque é a ausência de reportagens com a indignação com que o nome foi recebido por parlamentares do PT e de outros partidos de esquerda.
 
“Boa sorte”
Outro, é o risco que Alexandre de Moraes, de apenas 48 anos, representa para a integridade da Lava Jato, pois caberá a ele a revisão das sentenças a serem proferidas por Edson Fachin.
Dos EUA, onde se encontra para mais uma conferência sobre corrupção no Brasil, Sergio Moro deseja “boa sorte”, mas foge de qualquer avaliação,
Os grandes jornais, apesar dos senões secundários em reportagens que apontam deslizes cometidos pelo indicado no Ministério da Justiça e na secretaria de Segurança de São Paulo, dão apoio comedido à escolha de Temer. Pesa nesta avaliação a ação nos bastidores de Gilmar Mendes, principal fiador de Alexandres de Moraes no Supremo. 
 
Aperto nos caciques
Janot pede investigação de Sarney, Renan e Jucá – Estado – p A7
Procuradoria pede para investigar Jucá, Renan e Sarney- Folha – p A6
O pedido encaminhado ao STF pretende “apurar se políticos cometeram crime de embaraço às investigações da  Lava Jato”, com base em informações da delação premiada de Sérgio Machado,  ex-presidente da Transpetro.
Um dos parágrafos afirma: “De acordo com o delator e os investigadores, o grupo tinha o objetivo de estancar e impedir os avanços da Lava Jato sobre os políticos, especialmente do PMDB, além de PSDB e PT, por meio de acordo com o STF e da aprovação de mudanças legislativas”.
Em outro trecho, acrescenta que “Janot argumenta que há ‘elementos concretos’ de atuação de parlamentares ‘para favorecimento dos mais diversos integrantes da organização criminosa’”.
Recomenda-se a leitura na íntegra.
 
Grupo faz ato contra Moro em palestra em Nova York- Folha – p A6
Descreve tentativa de manifestantes de evitar evento da Universidade Columbia sobre corrupção no Brasil. Grupo acusou o juiz de “tendencioso”; à imprensa, Moro disse que se tratava de “pessoas mal informadas”.
 
Escolha acertada com Gilmar Mendes
Temer cede a partidos e indica ministro da Justiça ao STF* 
–Folha, p A 4
Reportagem atribui escola à pressão do PMDB e do PSDB e “ao trânsito no Senado” do indicado. Diz ainda que a escolha foi “selada” após encontro de Temer com Gilmar Mendes, na noite de domingo, e que é “remota” a possibilidade de a CCJ rejeitar a indicação.
“A expectativa é de que o nome seja aprovado na penúltima semana do mês, respeitando o prazo regimental”.
Quadro que acompanha a matéria mostra sua ação conturbada e questionável em cinco episódios recentes.
Na reportagem de apoio,Nomeação pode ter impacto sobre a Lava Jato (p A4), diz que sua presença no Supremo “não afetará diretamente porque ele não vai para a turma que analisa as investigações”, mas adverte que ele será o revisor da Lava Jato no plenário, podendo atuar em casos envolvendo Temer e os presidentes da Câmara e do Senado.
Registra ainda temor de Deltan Dallagnol manifestada em sua página no Facebook sobre o “forte impacto” que a presença de Moraes pode provocar na Lava Jato.
Em opção política, Temer indica Moraes para o STF – Estado, p A4
Decisão foi no final de semana, entre 2 nomes – Estado – p A5
O segundo nome cogitado era de Mauro Campbell
Jurista reconhecido, político controverso – O Estado – p A6 
Juristas não se surpreendem com escolha de ministro tucano-O Globo, p 5
Íntimo do mundo político, advogado é a antítese do perfil ‘sóbrio’ de Teori – Valor , p A 10  
 
“Expressamente  vedados por lei”
As onze notas iniciais da coluna Painel (Folha, p A4) referem-se à indicação do ministro da Justiça. As quatro primeiras acrescentam mais uma irregularidade em seu currículo com a pedalada fiscal por ele autorizada, no Ministério da Justiça, com o pagamento de diárias de R$ 550 para mil policiais que trabalharam nas Olimpíadas, sem previsão orçamentária.
Na quinta nota, Avisou os russos, afirma que a escolha “foi precedida de ampla consulta aos principais líderes do Senado. Temer, inclusive, almoçou com Eunício Oliveira”. (…) 
Recomenda-se fortemente a leitura na íntegra.
 
Opinião publicada
Vanessa Grazziotin
Simplesmente Marisa- Folha de S.Paulo¸ p A3
Homenagem póstuma a dona Marisa Letícia, lembrando que ela foi “vítima de agressões estúpidas, bestiais, semelhantes àquelas que levaram Getúlio Vargas ao suicídio. Que mundo é esse em que se comemoram a doença e o falecimento de alguém? Que seres humanos são esses?”
Recomenda-se a leitura e divulgação. 
 
Editoriais Iniquidade– Folha de S.Paulo, p A2 
Trata da diferença de salários entre o funcionalismo público e o trabalhadores do setor privado, a partir do ganho real dos salários em 2016 – 1,5% para o um, 1,5% para o outro, respectivamente. (…) “Como os primeiros gozam de ampla proteção contra o desemprego, a iniquidade se agrava”. (…)
 
Afinal, um País com rumo – O Estado, p A3
“Há ainda muitos problemas pela frente, mas a sensação de estar num trem desgovernado passou”. (…)
 
O perigo do direito autoritário – O Estado, p A3
(…) “Tem gente com poder sobre a operação [Lava Jato] que, sob o argumento de punir todo e qualquer ato de corrupção, deseja inverter a mais elementar lógica jurídica, pondo em risco o trabalho de toda a operação e, assim fazendo, consagrar no Brasil o direito autoritário, próprio das tiranias”.
 
Maria Alice Setubal 
*Oportunidade nas mãos dos novos prefeitos *– Folha de S.Paulo¸ p A3 
“A insistência em reduzir a crise brasileira ao aspecto econômico e em apontar saídas com foco apenas no ajuste fiscal reduz as possibilidades e os caminhos para superá-la, pois não considera a exclusão de milhares de pessoas do mercado de trabalho e do acesso a serviços básicos de saúde e educação”. (…) Sugere ações para os novos prefeitos e, na última linha, exorta: “Cometemos um erro histórico quando não priorizamos a educação na década de 1970; não podemos repeti-lo e, novamente, comprometer o futuro do Brasil”.
Recomenda-se a fortemente a leitura na íntegra.
 
Hélio Schwartsman e Julianna Sofia
Ele assinando Regressão à média, ela Planalto espera desgaste com indicação de Moraes para STF, ambos na p A2, comentam a escolha do ministro da Justiça, relacionando-a com a impunidade permitida pelo foro privilegiado antes concedido a Moreira Franco.
 
Benjamin Steinbruch
Em Uma “trumpalhada”, Folha, p A 18. Compara medidas do novo presidente dos EUA com a economia brasileira, concluindo que: “É hora, portanto, de repensar o ingênuo receituário neoliberal que propõe a abertura irrestrita do país e a entrega das empresas à sua própria sorte, sem apoio e proteção de nenhuma natureza para o capital nacional”.
 
Cão de guarda
Ainda no Painel, Carlos Marun (PMDN-MS), incansável defensor de Eduardo Cunha, diz que, como presidente da comissão que vai debater a reforma da Previdência na Câmara, diz que “a oposição terá espaço apenas no que for estritamente regimental e que não tolerará ‘teatralização dos trabalhos’”.
Reportagem a p A 12, 
Aliado de Cunha é indicado para presidir comissão da Previdência, informa que trabalhos começam nesta quinta, sem repetir plano de contenção da oposição.
No Estado, esmiúça-se a proposta enviada em Trabalho de risco pode ter nova regra para aposentadoria, p b4, dizendo que policiais e agentes penitenciários poderão ser beneficiados.
Recomenda-se a leitura.
À p 18, O Globo participa do tema com 
Previdência: idade e transição são inegociáveis para governo.
Na verdade, acrescenta a reportagem, são 3 pontos considerados “inegociáveis”:  1) idade mínima de 65 anos para homens e mulheres; 2)regra de transição com pagamento de pedágio de 50%, ou seja, um acréscimo de 50% sobre o tempo que falta para a aposentadoria (somente para homens com 50 anos ou mais e mulheres a partir dos 45 anos); 3) mudanças no cálculo de pensões e benefícios assistenciais são cruciais para que a reforma cumpra o papel de tornar a Previdência sustentável.
Recomenda-sea leitura na íntegra.
 
Surreal
Frase de destaque na coluna Painel
“Lotear os ministérios entre partidos já é um absurdo. Aceitar indicações partidárias para o Supremo é o absurdo do absurdo” – Regufe
 
Dona Marisa
A coluna de Mônica Bergamo dedica as quatro primeiras notas ao falecimento de dona Marisa. Três trazem a decisão dos advogados do ex-presidente Lula de processar a médica que vazou os exames da ex-primeira dama. O último registra as condolências dos ex-primeiros ministros britânicos Tony Blair e Gordon Brown.
 
Em defesa das cotas
Na p B3, folha descreve a façanha de Bruna Sena, de 17 anos, emNegra, pobre e da rede pública fica em 1º em curso mais concorrido da Fuvest, a Escola de Medicina de Ribeirão Preto. Bruna, personagem exemplar das políticas de inclusão dos governos do PT, defende as cotas “como paliativos que precisam existir”. E completa: “Não há como concorrer de igual para igual quando não se tem oportunidade de vida iguais”.
Recomenda-se fortemente a leitura na íntegra.
 
Enquanto isso…
Fies terá 150 mil vagas no primeiro semestre – Folha de S.Paulo, p B13
Número de novas vagas no Fies cai 40% – Valor Econômico – p B4
MEC reduz teto do Fies para R$ 5 mil por mês- Estado – p BA 15
MEC baixa teto de financiamento do Fies de R$ 42 mil para R$ 30 mil semestrais –  Globo, p 24
 
Descontrole à vista
Governo federal quer afrouxar regra para uso de verba do SUS-Folha, p B4, traz que a proposta do ministro Ricardo Barros, agrada estados e municípios pela liberdade que dará a gestores para uso de recursos “carimbados”, mas leva apreensão aos especialistas entrevistados. Segundo esses, vigilância sanitária e atenção básica correm sério risco.
Recomenda-se fortemente a leitura na íntegra.
 
Governo vai colocar mais R$ 1,4 bi para finalizar obras da Transnordestina- Estado – p B1
Diz que o governo adotou proposta apresentada da CSN, responsável pela ferrovia, com novo aporte para concluir projeto. TCU precisa aprovar.
Recomenda-se a leitura na íntegra.
 
Cunha: dentro ou fora da prisão?
Reportagem do Valor Econômico,Supremo decide se Cunha deve ser solto, p A10, considera “remota” a possibilidade do novo relator da Lava-Jato Edson Fachin, atender aos advogados do ex-presidente da Câmara. Fachin manteve na pauta de amanhã do plenário o julgamento de uma reclamação em que Cunha pede para ser solto. “O julgamento, se confirmado, será uma espécie de termômetro da disposição de Fachin em relação aos processos da Lava-Jato”, avalia o jornal.
Recomenda-se a leitura.
 
Salve-se quem puder
PM fica nos quartéis, mortes mais do que sobram e tropas federaisd não para o ES – Estado – p A13
Com medo, capixaba evita sair de casa  – Estado, p A14
Com PM em greve, ES tem aumento de violência e pede ajuda do Exército – Folha, p B1
Com 52 homicídios desde sábado, saques e escolas e shoppings fechados, governo estadual pediu ajuda. Governo federal enviou 200 homens da Força Nacional.
 
Ruim para nosotros
Com a chamada de primeira página Comércio com o Brasil gera muito déficit, diz Macri,reportagem  Macri quer equilibrar balança com o Brasil, na Folha p A9, remete para entrevista do presidente argentino concedida antes de sua visita oficial ao Brasil. O superávit brasileiro no ano passado foi de US$ 4,3 bilhões, “com mais de 80% relacionado à indústria automobilística”.
“Já fomos muito flexíveis. Para ajudar o Brasil nesse momento de recessão, continuamos comprando carros”, afirmou Macri, dizendo esperar do Brasil uma proposta que tenda para o equilíbrio.
Recomenda-se a leitura, acompanhada da reportagem da p A17, 
Empresariado pede mudanças no Mercosul, onde a CNI reclama de “paralisia completa” na agenda do bloco.
O Valor Econômico confirma a folga na balança brasileira emExportações brasileiras devem aumentar 8,6%
 
Na lanterna
A mesma CNI é protagonista de nota da coluna de Mônica Bergamo, em decorrência do estudo que realizou comparando taxa de investimento em 18 países, na qual o Brasil ocupa o penúltimo lugar, à frente apenas da Argentina.
“A China (44,3%) é a primeira da lista, que considera o total aplicado em relação ao PIB. O estudo mostra ainda que o Brasil também está em penúltimo lugar na classificação geral de competitividade entre os 18 países”.
 
Bloqueio bilionário
Procuradoria pede bloqueio de até R$3,8 bi de Joesley Batista, da J&F- Folha, p A 18
A J&F, que controla o JBS, com marcas como Friboi, Seara, Havaianas e Topper, é alvo de três operações da PF e responde a acusações de desrespeito aos fundos de pensão.
 
Sinais vitais
Vendas caem, mas setor automotivo prevê retomada –Folha, p A 11
Ressalva que, apesar da queda de 5,2% nas vendas de carros de passeio e veículos comerciais (leves e pesados) em janeiro, “setor continua a prever a retomada dos negócios ainda no primeiro semestre deste ano”, com base em dados do “chão de fábrica” que apontam alta de 17,1% na produção, em comparação com igual período do ano passado.
 
Teto para o topo
Governo amplia para R$ 9.000 limite de renda do Minha Casa, Minha Vida  – Folha, p A14, descreve que a mudança foi anunciada com a plateia “repleta de representantes do setor de construção civil”, além de Rodrigo Maia e Eunício de Oliveira, que ladeiam Temer na foto que ilustra a matéria. Meta da alteração é  a construção de 610 mil casas ainda neste ano. O valor teto dos imóveis também subiu: R$ 225 mil (R$ 240 mil para o DF e as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro). 
 
Anúncio comemorativo
Na Folha,  p A15, assim como nos demais jornais, as associações das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), e dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (AdemiRJ), e os sindicatos da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), da construção de Minas Gerais (Sinduscon-MG)  e do Rio de Janeiro (Sinduscon-RJ), assinam anúncio publicitário de página inteira Vamos construir 2017 com elogios à “coragem” de Michel Temer.
 
Olho vivo high tech
ONGs usam tecnologia para combater desvio de recursos públicos – Valor, p A4
“Um carrinho de limpeza valia R$ 418, mas quase foi comprado por R$ 20 mil. Um deputado federal pediu à Câmara reembolso por 13 almoços em um único dia. Outro solicitou também que fosse reembolsado por refeições em seis cidades e três Estados diferentes, feitas todas no mesmo dia”.
Recomenda-se a leitura.
 
Freio na Justiça
Contestado sobre imigração, Trump mira Judiciário como novo inimigo  – Folha, p A8
 
Mais do mesmo
Ato de Trump dá US$ 100 bi a bancos – Valor Econômico, p C3
O afrouxamento das regras impostas depois da debacle de 2008, poderá resultar no prêmio estimado no título para os seis maiores bancos norte-americanos. 
Recomenda-se a leitura.
 
Contra a lei
Israel regulariza 3.800 casas em colônias – Folha, p A10
Diz que decisão do Parlamento de Israel contraria decisão da Suprema Corte “que proíbe novos assentamentos”, devendo “complicar ainda mais as chances de paz com os palestinos”.
Leave a comment

Leave a comment

0.0/5