Dia 30 de abril será um momento importante na construção do protagonismo dos usuários do SUAS na cidade de São Paulo. Neste dia acontecerá a segunda plenária extraordinária do FAS e que terá como tema: Que Conselho Gestor Queremos?
O evento acontecerá na Toca do Tatu – Distrito do Grajaú, extremos sul do município de São Paulo.
O deslocar-se na cidade já será parte da plenária. A assistência se faz a partir do território e não do gabinete ou da centralidade. Simbolicamente é a cidade de São Paulo se apropriando de um dos territórios de maior vulnerabilidade social.
A maior cidade do Brasil não pode só pensar no todo, mas levar em conta o macro na elaboração de diferenciadas política pública conforme a demanda territorial.
A implantação do Conselho Gestor em cada serviço é a consolidação da democracia participativa a partir dos usuários, trabalhadores e gestores dos mesmos serviços. A Constituição estabelece estes espaços como o lugar de deliberação, fiscalização e consulta.
A maior cidade do Brasil tem que ser vanguarda na garantia de direitos sociais.
É importante que o dia da plenária seja já um momento de caminhada com todos os usuários dos serviços da assistência social. Por isso, a discussão da gestão e dos mecanismos de controles da mesma gestão é fundamental.
Aprofunde o tema do que é Conselho Gestor, para que os usuários possam participar ativamente da plenária.
Indicações sobre a Plenária:
Data: 30 de abril
Horário: 14 horas
Local: Toca do Tatu
Chácara do Sol
Distrito de Grajaú
Informações para chegar: ponto final da linha de ônibus Chácara do Sol (o ônibus pode ser pego no terminal Varginha; para chegar a este terminal, pegar o ônibus no terminal Grajaú). Ponto de referência: UBS Chácara do Sol.
Ônibus para o terminal Chácara do Sol saem dos seguintes terminais: Grajaú; Santo Amaro; Bandeiras.
Haverá ônibus saindo do Sindicato dos Trabalhadores – Tatuapé – ao meio-dia; e outro, do terminal Grajaú, às 13 horas.