A Federação Estadual dos Trabalhadores em Educação do Estado de São Paulo (FETE-SP) repudia veementemente a tentativa organizada de invasão da Sede do Sindicato dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança, ao Adolescente e a Família do Estado de São Paulo (Sitraemfa), no centro da cidade.
A diretoria da FETESP acredita que essa agressão tem dois objetivos: primeiro, a tentativa de desestabilização da atual diretoria do Sindicato por grupos políticos que, sucessivamente, vêm experimentando derrotas em eleições sindicais e; segundo, por grupos de extrema direita que veem na organização sindical uma ameaça aos seus interesses antidemocráticos.
O Sitraemfa acaba de realizar uma vitoriosa Campanha Salarial na qual conquistou 5% de reajustes nos salários (acima da inflação), para todos os 40 mil trabalhadores que representa, independentemente se são filiados ou não ao Sindicato. Além disso, obteve aumento salarial para diretores e coordenadores, garantindo uma valorização importante para esses segmentos. Reconhece as dificuldades que teve para a mobilização de toda a categoria e, em nota publicada no site da entidade, convida a todos para manterem se firmes ao lado do Sindicato, e assim avançar na luta pela elevação do piso dos operacionais e a adequação da carga horária dos professores.
No entanto, o Sitraemfa foi surpreendido pela enorme aglomeração de pessoas sem precedentes e às vésperas da realização do 2º turno das eleições municipais em São Paulo ), em frente ao Sindicato exigindo o protocolo da Carta de Oposição à Contribuição Sindical, um legítimo instrumento de manutenção da estrutura e das lutas do Sindicato por melhorias nas condições salariais, de trabalho e de direitos.
Vale lembrar que, mesmo em desacordo com a Reforma Trabalhista imposta pelo governo ilegítimo de Michel Temer, em 2017, o Sitraemfa disponibilizou em seu site informações sobre a Carta de Oposição que faculta ao trabalhador a não contribuirir com o com o Sindicato após uma vitoriosa negociação com os patrões. Mas, a enorme quantidade de acessos ao site acabou por tornar a conexão instável e inviabilizando o processo. Tal e qual a tentativa de invasão programada à Sede do Sindicato.
É preciso que se diga que foram flagrados nesta vergonhosa ação, inúmeros seguidores, devidamente adesivados, , do candidato à prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes.
Essa iniciativa conjunta entre entre grupos de extremagrupos de extrema–esquerda e esquerda e direita nos leva a crer numa clara e disposleva a crer numa clara e disposta tentativa de ação antissindical e anti–democrática no país, pós Reforma Trabalhista.
De nossa parte, a FETE–SP (e tenho absoluta certeza, a CNTE, a CUT e demais sindicatos filiados também), nos solidarizamos com à Diretoria do Sintraemfa, colocando-nos nos desde já à disposição para a realização de um Ato de Desagravo ao Sindicato e em defesa do direito à atividade e organização sindical e em defesa da democracia.
Nilcea Fleury
Presidenta da FETE-SP
Diretoria da FETE
Leave a comment