A diretoria do SITRAEMFA tem realizado, desde o ano passado, incessantes debates com o poder público e com o sindicato patronal na intenção de garantir um reajuste digno para os trabalhadores da categoria.
A luta foi árdua, sendo preciso a até a ameaça de realização de uma manifestação chamada pelo sindicato dos trabalhadores, do FAS e dos movimentos sociais.
A diretoria do SITRAEMFA cansado de tanto esperar uma resposta do patronal e do poder público, resolveu que caso não fosse definido o índice de reajuste no mês de setembro, iria instaurar dissídio coletivo para que os trabalhadores pudessem ter garantido o direito ao seu reajuste salarial.
Entregamos a pauta de reivindicação, para o sindicato patronal, no mês de junho de 2015 e, somente este mês, pós uma pressão do sindicato dos trabalhadores e dos movimentos sociais, foi possível um obter uma resposta do sindicato patronal que apontou com a proposta, de reajuste salarial, de 9,50%, ou seja, o índice do INPC (Índice de Nacional de Preços ao Consumidor). Aproposta apresentada, será levada para deliberação dos trabalhadores em assembleia.
Não dá para aceitar, todos os anos, a demora na realização da campanha salrial dos trabalhadores da Rede Conveniada por parte do sindicato patronal e muito menos do poder público. Não podemos mais aceitar que todos os anos as negociações sejam dessa maneira. Que os trabalhadores sejam desrespeitados e sofram para ter o que lhe é de direito.
O SITRAEMFA acredita que devemos nos mantermos organizados para continuar lutando por conquistas para a categoria como a jornada de trabalho de 6 horas para as professoras da CEI’s conveniadas.