Bloco integrado por funcionários da CUT e moradores da região celebra carnaval pelo quinto ano com marchinhas, samba no pé e homenagens.
Ao completar cinco anos de criação, o Bloco de Carnaval “O Pinto do Visconde” sai pelas ruas do Brás, no centro paulistano, na próxima sexta (21), homenageando dois grandes companheiros que passaram para o lada de lá em 2013: o professor Carlos Ramiro de Castro, ex-presidente da Apeoesp e ex-dirigente da CUT São Paulo, e a funcionária da Tesouraria da CUT Nacional, Margarete Tsuruta. A concentração será a partir das 18h, em frente ao Bar do Gerson, à Rua Caetano Pinto nº 611.
Carlão, como era mais conhecido, também será homenageado em outros dois eventos realizados pela CUT-SP: o 1º Concurso de Fotografia, com o tema trabalho decente, e a Copa de Futsal. Já Margarete Tsuruta será lembrada durante as festividades do bloco com uma música feita exclusivamente para lembrar sua trajetória e a falta que faz entre os companheiros de trabalho e da comunidade do Brás, principalmente depois do expediente.
O Bloco “O Pinto do Visconde” nasceu em 2009, nas dependências do Bar Absoluto, esquina das Ruas Caetano Pinto e Visconde de Parnaíba, no bairro do Brás. No primeiro ano em que percorreu as ruas do entorno, aproximadamente 50 pessoas cantaram e pularam marchinhas famosas do carnaval brasileiro, além do hino “O Pinto do Visconde”.
Desde então a participação no bloco só vem aumentando, chegando a sair, em 2013, com mais de 150 pessoas. Este ano, os sindicatos filiados à CUT, comerciantes e empresários do bairro do Brás prometem incrementar o desfile. Tradicionalmente, o bloco contará com a “Banda do Seu Peru” que acompanhará todo o percurso e, para o “esquenta” da moçada, integrantes da bateria da Escola de Samba Colorados do Brás darão uma “palhinha” no início do desfile.
Faça chuva ou faça sol, o bloco percorrerá as ruas do bairro com muita “alegria, garra e devoção”, como diz trecho do seu hino.
Redação – Sergio dos Santos/Imprensa CUT São Paulo
Confira o hino do bloco “O Pinto do Visconde”, de autoria de Sergio dos Santos
Deixaram o galinheiro aberto
Que azar, O visconde não viu!
Isso é que dá ser desatento!
O Pinto do Visconde fugiu.
Por favor, ajude a encontrar
Junte-se a nós com garra e devoção!
Esse Pinto é muito esperto
Gosta de vinho, mulherada e azaração!
(Refrão)
Já procurei pelo Brás
Já fiz coisas que ninguém faz!
A pergunta que ninguém responde
Onde é que está o Pinto do Visconde?
A panela não é o seu lugar
Isso nunca, onde já se viu!
Ele não tem destino certo
Foi por isso que o Pinto fugiu!
(Refrão)
Bloco “O Pinto do Visconde”
21 de fevereiro, a partir das 18h
Concentração no Bar do Gerson
Rua Caetano Pinto nº 611, no Brás, centro paulistano