No próximo 18 de março, às 9h, na Praça Santos Andrade, em Curitiba, movimentos sociais realizarão um grande ato do Dia Nacional de Lutas. A data marcará mobilizações em todo o Brasil em defesa dos serviços públicos, empregos, direito e democracia.
O presidente da CUT Paraná, Márcio Kieller, reforça a importância da mobilização das bases dos sindicatos CUTistas. “A cada dia que passa um novo retrocesso é aprovado e há uma constante disputa por espaços de diferentes sociedades. Nós temos um projeto inclusivo, com distribuição de renda e direitos sociais. Precisamos reforçar estes pontos, pois além das fake news, não há como perdermos em debates públicos. A rua é o caminho”, aponta.
Com indicadores sociais despencando, o nível do desemprego aumentando, a ampliação da precarização nas relações de trabalho e constantes ataques à democracia, é necessário unir diferentes forças em defesa do estado de bem-estar social. “Observamos que cada dia que passa há mais dúvida daqueles que votaram em Bolsonaro. Precisamos mostrar o que está acontecendo agora e quais são os reflexos para o futuro. O Brasil vai de mal a pior e todos nós sabemos o motivo. É esse desgoverno cujo único projeto é a manutenção do poder e a venda dos ativos nacionais”, completou.
O presidente da CUT Brasil, Sérgio Nobre, afirmou que Jair Bolsonaro ( sem partido) deixou claro que seu projeto é “autoritário”, ao participar da convocação de um ato com manifestações favoráveis ao fechamento do Congresso e do Supremo Trabalho Federal. “A classe trabalhadora só avança no ambiente da democracia. Dia 18 temos uma missão importante, que é parar este país. A democracia veio para ficar no Brasil”.
O dia 18 de março é uma das atividades previstas no calendário de lutas da CUT Paraná. Além deste grande ato, o terceiro mês de 2020 também será marcado para outras mobilizações, como o 8 de março e um ato pela memória de Marielle Franco no dia 14 de março, data do seu assassinato.
Confira a agenda de mobilizações:
:: 14 de Março Homenagem a Marielle Franco no dia do seu assassinato.
:: 18 de Março, ato com concentração às 8h na Santos Andrade, atividades culturais, artísticas e panfletagens ao longo do dia;